Acesse o Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Índice de Geologia e Mineração Fale Conosco
Arqueano

A Era Arquena iniciou-se 700 milhões de anos após a formação da Terra. A maior parte das rochas superficiais havia esfriado e a maior parte do vapor de água acabou por condensar-se, formando um oceano global.

Até mesmo a maior parte do dióxido de carbono havia sido mudado químicamente e foi depositado no fundo do oceano como calcário. A atmosfera é agora composta principalmente de nitrogênio e vapor de água e o céu está repleto de nuvens.

Visão da Terra durante o Arqueano

O interior da Terra ainda está bastante quente e ativo e erupções vulcânicas são comuns, formando um grande número de pequenas ilhas alinhadas em cadeias.

Essas ilhas eram empurradas de sua posição original,  como resultado dos  movimentos que ocorriam em profundidade e, ocasionalmente, colidiam entre si formando ilhas cada vez maiores.

Apesar dessas ilhas serem ainda estéreis, olhando bastante de perto será possível enxergar, no imenso oceano original, um sem número de bactérias e algas primitivas, que gradativamente assimilam o dióxido de carbono da atmosfera, liberando oxigênio livre.

Os mais antigos fósseis da Terra foram encontrado em rochas do Arqueano, com cerca de 3,5 bilhões de anos.

O Arqueano durou aproximadamente 1,3 bilhões de anos ou 6:56 hs, até as 10:40 hs da manhã na escala de 24 hs.

Proterozóico >>>