Acesse o Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Índice de Geologia e Mineração Glossário de Termos Geológicos Fale Conosco
Potássio (K)


Elemento Químico

Número Atômico: 19
Massa Atômica: 39,10
Ponto de Fusão: 62° C
Etimologia: do inglês pot  = pote + ash  =  cinza

Características:
Metal mole, séctil, muito leve, prateado, facilmente oxidável ao ar.
Em contato com a água, entra em combustão.
Não ocorre em estado nativo, mas forma 2,4% (peso) da crosta terrestre.
Muito reativo e muito eletropositivo.

Fontes de Obtenção:
Silvita, nitro, alunita, leucita, carnallita, langbeinita, silvinita, polialita.

Aplicações:
Principalmente em fertilizantes, medicamentos, perfumes, fogos de artifício, fotografia, papel, vidro.

Reservas e Produção: 
As reservas de sais de potássio no Brasil, estão localizadas nos Estados de Sergipe e do Amazonas. Em Sergipe, nas regiões de Taquari/Vassouras e Santa Rosa de Lima, as reservas de silvinita (KCl + NaCl) totalizaram, no ano de 2001, 506,3 milhões de toneladas, com o teor médio de 9,7% de K
2O equivalente. Destas, 112,9 milhões de toneladas de minério "in situ", correspondendo a 18,82 milhões de toneladas de K2O, vêm sendo mineradas desde 1985 (mina de Taquari/Vassouras, município de Rosário do Catete/SE), tendo sido explotado nesse período cerca de 19,56 milhões de toneladas de minério. Em face do método de lavra utilizado, a taxa de extração em Taquari-Vassouras é próxima de 50,0% da reserva minerável.

Trabalhos de reavaliação de reservas de silvinita na região de Santa Rosa de Lima, 16 km a oeste de Taquari-Vassouras, apontam como reserva minerável, por métodos convencionais (considerando a camada principal), 66,9 milhões de toneladas de minério "in situ", equivalendo a 15,5 milhões de toneladas de K2O equivalente. 

Ainda em Sergipe, são conhecidos importantes depósitos de rocha carnalítica, cuja viabilidade de aproveitamento econômico depende da realização de testes tecnológicos. As reservas totais de rocha carnalítica (medida + indicada + inferida), com teor médio de 8,3% de K2O equivalente, alcançam cerca de 12,9 bilhões de toneladas.

No Amazonas, nas localidades de Fazendinha e Arari, na região de Nova Olinda do Norte, as reservas oficiais de silvinita (medida + indicada) somam 1.002,3 milhões de toneladas, com teor médio de 18,5% de K2O equivalente.

Reserva Mundial de Potássio em 2001

Produção Mundial de Potássio em 2001

Fontes:

Dicionário de Mineralogia - Pércio de Moraes Branco